Começou 2020! Por que esse ano sua promessa vai dar certo?
Pronto. Deu-se as badaladas do Ano Novo, e provavelmente metade da população mundial(ou mais), “tirou o pó” daquela promessa do ano passado que até começou bem, mas em algum ponto, se perdeu.
Se você se encaixa nesta turma que começa com todo gás a promessa, e com o passar dos meses vai perdendo o pique…fique tranquilo, você é normal.Como cita Neder Isaac em seu ótimo livro Manhãs Poderosas, há milhares de anos já existia a palavra Arambhashura, que significava: “Herói no começo” em sânscrito. Isso mostra que faz parte da humanidade a eterna luta pela disciplina de se manter no caminho do seu objetivo.
O que fazer diferente então este ano, já que o título deste post diz que esse é o ano que aquela promessa dessa vez vai dar certo?
Pois vou ter dar 3 passos que irão quadruplicar as chances de você realiza-la. Sim nem 10, nem 15. Só 3 passos! Então vamos a eles:
1- Escolha a promessa mais importante a ser “restaurada”:
Digo restaurada se ela começou e parou antes de ser concluída, mas se ela nem havia sido começada, sem problemas, pode ser também. O critério é o seguinte, faça uma auto-análise e veja qual te trouxe maior tristeza neste início de ano de pelo fato de você não a ter realizada. Não importa se é algo na área da saúde, finanças, relacionamento ou na área espiritual/religiosa. Imagine que quando o ano virar 2021, desta vez ela estará cumprida e a sensação será oposta, muita alegria. É normal, termos muito mais do que um desejo de mudança para o ano que se inicia, só que essa promessa específica a ser restaurada, terá mais peso que as outras. Ela exigirá mais empenho da sua parte. Isso por que se ela é a que vai trazer mais retorno para você quando realizada, então ela tem que ser priorizada.
OBS: Apenas uma ressalva. Lembre-se que essa é uma promessa de 1 ano, em 31/12/2020 ela estará concluída. Não caia no erro de subdimensionar o tempo e fazer algo que não é viável no período de 12 meses. Por exemplo se a promessa for a de comprar uma casa, é preciso verificar se isso é realmente possível no prazo de um ano tomando-se sua situação financeira atual como base.
2- Especifique o resultado da promessa.
Se a promessa for genérica ex.: melhorar minha renda, viajar para outro país, melhorar minha saúde, então especifique melhor o resultado que deseja. Exemplo, aumentar a minha renda anual em 50 %, atingir o peso de 66 kg, viajar para Alemanha, baixar meu índice colesterol total para 190, e assim por diante. Dessa forma você foca naquilo que realmente interessa: o resultado. Quando você sabe exatamente onde quer chegar, fica muito mais fácil aumentar o seu empenho. Por exemplo, se você for a academia 3 vezes por semana como a finalidade de emagrecer e não se empenhar ao longo da semana (ficar por exemplo no celular ao invés de fazer o exercício), não valerá de nada ter se sacrificado seu tempo para se exercitar.
Por outro lado se você se empenha no treino e vê ao final da semana o número da balança ir em direção ao seu peso a ser , isso vai te estimular a manter o empenho. É claro que pode acontecer também, de você se empenhar e não ver o resultado aparecer em determinada semana ou mês. Temos duas possibilidades: ou a sua estratégia não está adequada ou então você pode estar num período mais difícil, exemplo: quando desejamos eliminar peso, os primeiros meses costuma ser mais fáceis que os outros. Se o caso for a primeira situação, analise o que pode ser mudado na sua estratégia e observe o resultado ao longo das semanas quando fizer a mudança. No caso da segunda opção, se você já sabe de antemão que haverão fases mais difíceis para atingir seu resultado, tudo certo. Sua motivação não irá cair, frente a resultados mensais mais modestos.
OBS: aumente a eficiência da sua disciplina, escreva o resultado que quer obter e cole no seu espelho de banheiro para toda manhã e toda noite lembrar do seu compromisso, olhando no seu olho da imagem refletida.
3- Comprometa-se com a consistência e o resultado virá
Partindo do princípio que disciplina é você estar no comando de suas ações, não importando as adversidades .Você escolheu a sua promessa principal, listou tudo que será necessário para fazê-la acontecer, definiu o resultado a ser conquistado, e agora é colocar toda sua energia na consistência.
Não confundir frequência com consistência.
A frequência é uma estratégia a consistência é o caminho (ex: ir 3 vezes por semana na academia para aumentar a massa muscular é uma estratégia). E quem irá te por no trilho se algo sair errado? Sua disciplina, que está ancorada no seu comprometimento.
O importante é você traçar a estratégia e ter consistência, pois as adversidades sempre aparecerão. Falando especificamente dos dois exemplos dados aqui (eliminar peso e aumentar a renda mensal), não será um jantar na casa do seu amigo onde você comeu muito mais do que devia que irá sabotar a sua promessa de eliminar peso. Nem um gasto extra que impeça você de poupar naquele mês que irá afastar sua da sua promessa de finalizar o ano com rendimento de R$ XXX mil . Sua força deve ser concentrada para manter-se no trilho e entender que foi uma exceção, e não a regra.
Lembre-se, o sucesso de realizar a sua promessa está na SOMA das sua conquistas diárias.
Uma boa notícia, esse ano você terá um dia a mais que o ano passado e também que o próximo (estamos em um ano bissexto).
OBS: assista o excelente vídeo de Simon Sinek, um reconhecido mentor empresarial, falando especificamente sobre “Consistência”
Considerações finais
Neste blog, no canal do YouTube, Instagram ou Facebook, você encontrará técnicas poderosas para fortalecer sua disciplina. Quanto mais conhecimento adquirir, mais preparado você estará para enfrentar as adversidades que podem te tirar do trilho.
Uma coisa é fato, quando você iniciar o próximo ano com essa promessa realizada (algo que vinha sendo adiado talvez por anos), isso lhe dará muito mais energia e confiança para desejar promessas com desafios até maiores.
Gostou desse post? Então aproveite para por em prática e deixar seu comentário!