As 4 habilidades mentais dos Navy Seals para a autodisciplina EXTREMA!
Navy o quê?
Primeiramente vamos contextualizar quem são esses combatentes da divisão especial da Marinha americana, chamados de Navy Seals.
Eles são capazes de atuar no mar, no ar e na terra, e por isso são submetidos a um dos treinamentos militares mais duros do planeta. Se você tiver curiosidade de conhecer um pouco mais sobre a preparação que eles são submetidos, procure no YouTube trechos do filme chamado “Até o Limite da Honra” (ou G.A. Jane em inglês), protagonizado pela atriz Demi Moore.
Ele mostra um circuito de exercícios pesadíssimos onde os soldados são submetidos por muitas horas, talvez dias e assim como a gente vê no filme “Tropa de Elite”, passam por extrema pressão física e psicológica.
Lá não tem o “pede para sair” como se usa no treinamento similar do BOPE. Trata-se de um sino que fica na areia e se o soldado desejar desistir, ele toca o badalo. E aí, meu amigo, está automaticamente eliminado do pelotão.
As 4 habilidades – “the big four”
Para lidar com tamanha pressão e cumprir missões de alta complexidade e nível de perigo máximo, estes soldados precisam desenvolver 4 habilidades que os neuropsicólogos chamam de “big four” (4 grandes). Elas estão descritas muito bem no livro chamado Be Invencible (Seja Invencível) do autor Geoffrey Q. Mull e vamos aqui detalha-las:
1- Estabeleça claramente o objetivo e os micro objetivos a serem conquistado.
Quando o presidente Barack Obama resolveu eliminar Osama Bin Laden da face da terra que ele chamou quem? Sim, os Navy Seals. Os soldados sabiam exatamente quais os micro objetivos que precisavam conquistar para ter a missão concluída E aí vem a segunda habilidade mental.
2- Ensaie mentalmente antes da execução.
Os soldados visualizaram cada passo e até experimentaram a sensação de sucesso que teriam futuramente.
Cada micro objetivo é visualizado antes pelos soldados e com isso eles sabem exatamente o que fazer quando estiverem no ambiente de alta carga emocional. Um ponto interessante, eles fazem ensaios mentais até para cenários onde algo dá errado. Voltando ao exemplo da missão de eliminar o Osama, no dia fatídico, um dos helicópteros designado para a missão, se danificou seriamente quando foi pousar, divido ao excesso de peso.
Isso não impediu o sucesso dos fuzileiros que não se deixaram abalar e invadiram a fortaleza de Bin Laden, mesmo com essa baixa no aparato militar.
3- Controle as vozes internas
Sempre que acontece uma situação de estresse, muitas vezes ocasionada por um imprevisto, naturalmente ocorre uma enxurrada de pensamentos negativos. Nosso cérebro começa a dizer “não vai dar certo” ou “ah meu Deus! Agora danou-se tudo! Não vou conseguir!” Estes pensamentos dificilmente são evitados, mas podem ser combatidos.
Os soldados são treinados a rebater cada pensamento negativo com um positivo. Pensamentos como “Estou muito bem treinado, eu vou conseguir” , “eu estou no controle da situação” enfraquecem a conversa negativa e os ajudam a manter o controle emocional.
4- Controle suas emoções.
E aí vem a quarta e última habilidade do big four, que é o controle emocional.
Nas situações de altíssimo stress, os fuzileiros precisam manter suas emoção a um nível e não atrapalhe para fazer o que eles foram designados. Em situações críticas eles são treinados a utilizar técnicas respiratórias que tem efeito imediato em nossa mente. Um delas, a citada no livro de Geoffrey Mull é a 6 -2 – 6.
Consiste em expirar, puxando para os pulmões o ar em 6 segundos, prende-se então por dois segundos, e expira naturalmente durante 6 segundos.
Conclusão
E aí como é que você pode utilizar isso no seu dia a dia?
Se os Navy Seals usam para fazer coisas incríveis, então por que não usar para fazer coisas triviais com muito mais efetividade?
Isso pode ser usado para você ir academia quando está se sentindo desmotivado e preguiçoso, ou então trocar o tempo que usaria para um episódio da sua serie na Netflix, por uma seção de estudos para passar no concurso que você deseja.
No vídeo abaixo, eu dou um exemplo prático de como eu uso essa técnica quando estou desmotivado para ir para academia. Aproveite e assine o canal para receber notificações de vídeos novos 😉
Espero que esse post tenha sido útil para você, e nos encontramos no próximo!